Prazer em Conhecer: Manuel Temtem

manuel-cara.jpg

zie hier voor een nederlandse versie van dit interview

Hoje temos uma entrevista com o Manuel Temtem, um jovem Português que gosta de gado. O motivo para conhecê-lo é que ele quer começar uma empresa de serviços no sector de produção de leite no Alentejo. Falei com o Sr Manuel pelo telefone, na semana passada.

Quem é o Manuel Temtem?

Eu… Sou natural da ilha Madeira, tenho 27 anos. Sempre tive uma forte ligação ao campo e animais. Na ilha de Madeira haviam poucas vacas, os meus avós tinham uma só. Há lá mais ovelhas e cabras, não para ordenha, mas sim para a produção de carne. Mas sempre gostei de trabalhar com animais, com vacas só depois de vir para o continente, há 8 anos.

O que fez durante estes 8 anos?

Vim para tirar o curso de Engenharia Agrícola, depois mudei para o curso de Zoo técnica, e talvez ainda queira tirar o curso de Veterinário. Mas não acabei o curso, porque comecei trabalhar na Bracamonte (vacaria grande perto de Arraiolos, jk)
Lá trabalhei durante 3 anos e meio, com Douwe Kiestra, o gerente naquela altura. Trabalhei na parte pecuária, aprendi muito com o Douwe. Agora já estou 3 anos na Tropa, fiz um contrato. Neste momento trabalho como treinador de cães. Mas quero acabar o meu curso e começar um trabalho a conta própria. Espero ter alguma flexibilidade de horário, para poder estudar.

Como são os seus planos?

Tenciono começar um serviço às vacarias produtoras de leite. Para começar sozinho, mas espero rapidamente poder trabalhar com mais alguém. Penso oferecer serviços de limpeza, por exemplo de 15 em 15 dias, ou as limpezas que se faz com as mudanças das vitelas para outros parques….. limpeza dos viteleiros, da sala de ordenha, dos pavilhões. Também tenho possibilidade de descornar, cortar os cabelos dos rabos, e tratamento dos cascos.

Já tem transporte e os equipamentos?

Ainda não porque ainda estou a orientar-me. O financiamento também ainda não está. Estou a falar com um banco.

Então também podia usar um investidor ou um parceiro de negocio?

Ehh… Sim!

A sua empresa podia também substituir empregados (ou mesmo o dono/encarregado) de vez em quando em tempo de férias ou de doença?

Sim… em principio, depois de um tempo, também podia fazer parte. Eu pessoalmente não sou tractorista, sou mais da parte das vacas.

Onde estão os seus serviços disponíveis?

No sul do país. Eu vou estar em Évora, para estar mais perto da universidade.

Que pensa do facto que uma boa parte dos potenciais clientes sejam Holandeses?

Estou aberto para isto. Em Bracamonte sempre gostei de trabalhar com os Holandeses. Aprendi muito com eles. Gostava de trabalhar com estagiários holandeses.

O que pensa concretizar nos próximos 5 anos?

Daqui em 5 anos a minha empresa está estabelecida e o meu curso terminado.

Boa sorte.

(mais informações sobre o Manuel Temtem)

1 Response to “Prazer em Conhecer: Manuel Temtem”


  1. 1 Ana Barragon 30 Outubro, 2008 às 16:40

    Boa tarde,

    Sou uma engenheira de produção animal que à muito anda à procura de trabalho na região de Portalegre. Numa das muitas pesquisas na internet, tomei conhecimento deste site.
    E como também eu tenho muito interesse em trabalhar na minha área, pergunto-me se por ventura não estaria a precisar de alguém para trabalhar consigo.
    Estou completamente disponível, e realmente a precisar de trabalhar. Resido na zona de Elvas, tenho dois filhos pequenos, e de momento por estar separada do pai deles, necessito mesmo de arranjar trabalho, e friso que é trabalho, não é emprego.
    O trabalho nunca me matou, e não será agora que o fará.
    Pelo que se estiver interessado, ou se souber de alguma coisa relacionada com a àrea da produção animal, agradecia que me informa-se.
    o meu contacto é ana.barragon@sapo.pt


Deixe uma Resposta

“aangenaam kennis maken” | “prazer em conhecer”

Laat je email adres weten om per email nieuwe berichten op deze blog te ontvangen.

Junte-se a 20 outros seguidores

Fotos De Kennisclub

P1000655

P1000653

P1000650

P1000646

P1000642

Mais fotos

Stats

  • 110,626

RSS MelkenOverDeGrens.nl

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

RSS Melkveepublicaties van Wageningen UR

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Archief | Archivos


