Spaanse boeren onderscheppen melk uit Portugal | Agricultores da Galiza deitam fora 25 mil litros de leite português

Mirjam Buil (van Apeco) stuurde dit bericht al via onze emailgroep, en Marianne Beerten van Cabra d’Ouro maakte mij er ook weer op attent.

Melk uit Portugal die onderweg was naar Spanje is door Galicische boeren onderschept. Ze vinden dat de spaanse melkfabrieken bij hen de melk moet kopen, “voor een waardige prijs, en niet over onze ruggen de melk uit Frankrijk of Portugal moet halen”.
De meeste van de al meer dan 66 reacties zijn zeer verontwaardigd: vrije markt is vrije markt, dat heeft vaak voordelen en soms nadelen.

Bron: Público, foto diarioinformacion

Agricultores da Galiza deitam fora 25 mil litros de leite português

Um grupo de agricultores da Galiza derramou hoje mais 25 mil litros de leite de Portugal que estava a ser transportado para uma fábrica na região, num protesto para exigir um “preço digno” para o leite galego.

O incidente ocorreu quando um camião cisterna da empresa de Barcelos “A Fornecedora”, que se dirigia para a fábrica da Corporación Peñasanta – de que faz parte a leitaria Larsa – foi travado em Lugo. A acção surge depois de manifestações, nos últimos meses, contra a importação de leite de Portugal a preços mais baratos que os praticados na Galiza.

Francisco Bello, secretário-geral do sindicato Asaja-Xóvenes Agricultores, que com a Unións Agrarias (UU.AA.) e o Sindicato Labrego Galego (SLG), apoiou o protesto, disse que a acção de hoje se inseriu nos protestos “contra as constantes ameaças” de redução de preços por parte das indústrias lácteas regionais. “Sentimo-nos na obrigação de denunciar perante a opinião pública que a indústria ameaça os agricultores – de que ou baixam os preços ou deixam de comprar – e ao mesmo tempo vão, pelas costas, comprar leite a França e a Portugal”, afirmou.

Defendendo negociações entre as indústrias do sector e os produtores, Bello alegou que muitas empresas estão a praticar “fraude por estarem a receber subsídios para depois não comprarem leite galego”.

Também a Unions Agrárias critica o que diz ser “os abusos das indústrias sobre o trabalho dos produtores de leite”, afirmando que práticas como importar leite de Portugal “estão a asfixiar os criadores de gado galegos” e a “desequilibrar o mercado interno”. “A indústria não tem qualquer escrúpulo em deixar de comprar leite na Galiza enquanto a compra de países como Portugal e, sobretudo, de França”, sustenta a estrutura sindical.

A Unions Agrárias queixa-se do que considera ser a importação de excedentes de produção de países que produzem mais do que consomem e que vendem para Espanha “a preços mais baixos”.

Já em Agosto, o responsável de uma outra empresa galega, a Leche Rio, tinha anunciado que deixaria de comprar leite a Portugal, onde adquiria 22 mil litros diariamente. Neste caso, Jesus Lence explicou que tinha regressado ao mercado da Galiza porque “há muita oferta e pouca procura”.

0 Responses to “Spaanse boeren onderscheppen melk uit Portugal | Agricultores da Galiza deitam fora 25 mil litros de leite português”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




“aangenaam kennis maken” | “prazer em conhecer”

Laat je email adres weten om per email nieuwe berichten op deze blog te ontvangen.

Junte-se a 20 outros seguidores

Fotos De Kennisclub

P1000655

P1000653

P1000650

P1000646

P1000642

Mais fotos

Stats

  • 110,607

RSS MelkenOverDeGrens.nl

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

RSS Melkveepublicaties van Wageningen UR

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Archief | Archivos


%d bloggers like this: